Muitas pessoas pensam que se escovam os dentes não precisam passar fio dental, o que é UM GRAVE ERRO. A escovação não substitui o fio dental, ele é responsável pela remoção de placa abaixo e acima da gengiva, além de remover restos alimentares.
Ele é inserido entre os dentes e deslizado ao longo dele abraçando o dente em forma de “C”, especialmente próximo à gengiva. Deve ser usado no mínimo UMA VEZ POR DIA para prevenir a gengivite, o mau-hálito e a cárie.
Assim como a escova de dente, o melhor fio é aquele que a pessoa se adapta, independente de marca comercial ou apresentação. Existem outros métodos de higienização entre os dentes, como a escova interdental. Seu uso possui indicações específicas e o cirurgião-dentista deve orientar o paciente sobre a melhor forma de uso deste dispositivo. Não devemos deixar de escovar os dentes principalmente antes de dormir, pois quando dormimos há uma diminuição na produção de saliva, aumentando o número de bactérias na boca, aumentando risco de cárie e mau-hálito.